Prazo para pagamento da primeira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a vencer hoje (10). Os contribuintes devem ficar atentos com relação à tabela e ao final da placa. Aquele que não fizer o pagamento no dia de vencimento pagará multa de 0,3% ao dia, tanto para cota única quanto à parcela.
Em Uberaba, conforme levantamento realizado até o dia 15 de dezembro de 2017, a arrecadação de IPVA 2018 deverá ser de R$114,8 milhões, um aumento de R$13,3 milhões em comparação ao IPVA de 2017. Com relação à frota, são 200 mil veículos em Uberaba, um aumento de 2.285 unidades.
“Nesta quarta-feira [hoje], o vencimento do imposto será para os veículos com placas finais 01 e 02. A tabela segue até o dia 16 de janeiro, em cada dia com final de placa diferente, por isso é preciso atenção e não perder o vencimento, que vale tanto para o pagamento de conta única como ao parcelado. Se não pagar nesta data incorre em multa de 0,3% ao dia, e se deixar passar 30 dias, a multa vai a 20% e mais taxa Selic. Portanto, é preciso ficar atento”, explica o chefe da Administração de Uberaba, Wagner José Silva Júnior.
Wagner destaca que aqueles que optarem pelo pagamento em cota única terão um desconto de 3% no imposto. “Se tiver o dinheiro disponível pague em conta única, é melhor. E vale lembrar que aquele contribuinte que pagar em dia o IPVA, licenciar o seu veículo na data correta, em 2019 terá desconto de mais 3%. Isto é, aquele que pagou o IPVA de 2017 em dia, e imposto de 2018 também, no ano que vem terá desconto”, explica o chefe.
Vale ressaltar que os servidores estaduais que tiveram o pagamento do 13º salário de 2017 dividido em duas ou mais parcelas terão condições diferenciadas para efetuar o pagamento do IPVA. Para parte do funcionalismo público estadual que recebe o benefício em duas parcelas, o pagamento da cota única ou da primeira parcela do tributo, com 3% de desconto, deverá ser feito em 31 de janeiro. Outra questão importante, é que a possibilidade de pagar o IPVA por cartão de crédito em até 12 vezes só estará disponível em Belo Horizonte. Para as demais cidades mineiras, esse serviço ainda não foi ampliado.
Postado originalmente por: JM Online