Outubro Rosa: conheça os seis principais fatores que podem aumentar o risco do câncer de mama

Alguns fatores e recomendações podem cruciais para a prevenção da doença

Outubro é o mês marcado por ações de conscientização e combate ao câncer de mama, com campanhas do “Outubro Rosa”. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, o câncer de mama é o tipo mais comum entre os cânceres e atinge mais de 2,2 milhões de pessoas em todo mundo, todos os anos.

Não existe nenhuma ‘receita de bolo’ que seja infalível de prevenir o câncer de mama, porém existem medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco da doença.  Cerca de uma a cada 12 mulheres, tem a chance de desenvolver o câncer de mama ao longo da vida e essa doença é a principal causa da morte entre elas, sendo que no ano de 2020, houveram 685 mil mortes, em decorrência da doença.

Alguns fatores de risco para o câncer de mama não podem ser modificados, como é o caso de mutações genéticas, envelhecimento e histórico pessoal ou familiar. Porém, existem outros motivos que podem aumentar a chance de contrair a doença, muitas delas relacionadas ao cotidiano, como:

  • 1- Falta de atividade física

  • 2- Excesso de peso

  • 3- Hormônios

  • 4- História reprodutiva

  • 5- Ingestão de álcool

  • 6- Tabagismo

Recomendações:

Organizações especializadas em câncer de mama recomendam que mulheres se consultem regularmente e faça exames para detecção precoce da doença, além do auto toque, que pode ser a primeira forma de rastrear a doença.

Pesquisar