Operação policial fecha garimpo ilegal e prende cinco pessoas na região Central de Minas

Ação apreendeu materiais, duas pepitas de ouro e 50 gramas de mercúrio 

Uma ação da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), juntamente com equipes do Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Operações Especiais e Polícia Federal prendeu cinco pessoas e fechou um garimpo ilegal de ouro, na região Central do Estado.

A operação ocorreu em cinco pontos do Rio Paraopeba, entre as cidades de Moeda e Belo Vale. Um levantamento realizado pela inteligência da PM Ambiental deu início a investigação. Ao todo, cinco pessoas que estavam em balsas no momento da abordagem foram presas e autuados em R$20.500. Elas foram encaminhadas para a superintendência da Polícia Federal. 

Além disso, cinco dragas – o equipamento responsável pela remoção de solo, rochas e lodos dos fundos dos rios -, 50 gramas de mercúrio e duas pepitas de ouro foram apreendidas.

Durante a ação os garimpeiros informaram aos policiais que são de Roraima e eles podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União e extração ilegal de recursos minerais. Se forem condenados, a pena pode chegar a 6 anos de reclusão.

Pesquisar