Operação Mapa de Milhas investiga crimes de estelionato e lavagem de dinheiro de grupo que intermedeia venda de passagens aéreas

Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão no endereço de pessoas físicas e jurídicas, em Belo Horizonte

Foto: MPMG

Na manhã desta quinta-feira (1/2), uma operação conjunta entre o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil foi deflagrada no município de Belo Horizonte, resultando na execução de 17 mandados de busca e apreensão. A ação visa desmantelar um grupo econômico do qual a empresa 123 Milhas faz parte, acusado de praticar crimes de estelionato que causaram prejuízos milionários a milhares de pessoas em todo o país.

A operação, denominada “Mapa de Milhas”, tem como foco a apuração de crimes de estelionato, associados a uma suposta associação criminosa. As investigações buscam identificar estratégias fraudulentas que teriam lesado consumidores em larga escala. Além disso, há indícios de práticas de lavagem de dinheiro, envolvendo estratégias financeiras e corporativas destinadas à dissimulação e ocultação de valores e bens.

A 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital está à frente da investigação, com o suporte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Central) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet). A ação contou com a participação de oito promotores de Justiça, cinco delegados da Polícia Civil, 53 investigadores, um policial militar e cinco servidores do Ministério Público.

Foto: MPMG

Paralelamente às medidas criminais, o Ministério Público de Minas Gerais tomou medidas cíveis, apresentando ações civis públicas em defesa dos consumidores prejudicados. Nesse sentido, foram deferidos pedidos de bloqueio judicial de bens e valores pertencentes às empresas e sócios que compõem o grupo econômico investigado.

A operação é um desdobramento da atuação da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC), uma iniciativa interinstitucional pioneira do Ministério Público de Minas Gerais. Estabelecida em julho de 2022, a UCC reúne estruturas de diversos órgãos de apoio às Promotorias de Justiça, focando em investigações complexas e interdisciplinares, abrangendo casos de corrupção, criminalidade econômica e organizações criminosas.

*Informações MPMG

Pesquisar