Segundo as investigações, a organização criminosa utilizava Belo Horizonte e sua região metropolitana como entreposto para a droga, especialmente maconha
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais, iniciou ontem (18/03), a operação Entreposto. A ação resultou na prisão de dois membros de uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas nas cidades de Formiga, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná, além do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Esmeraldas.
Na cidade mineira, foi detido um indivíduo que atuava na escolta e armazenamento de drogas na região metropolitana de Belo Horizonte.
Enquanto isso, na capital paranaense, a ordem judicial foi executada contra um suspeito responsável pelo envio do entorpecente, já condenado por tráfico internacional de drogas. Este suspeito foi alvo da operação Enterprise, conduzida pela Polícia Federal para combater uma organização criminosa associada à máfia italiana, que enviava cocaína para a Europa em contêineres e submersa em navios.
Segundo as investigações, a organização criminosa utilizava Belo Horizonte e sua região metropolitana como entreposto para a droga, especialmente maconha, antes de transportá-la para comunidades localizadas na cidade do Rio de Janeiro.
Anteriormente, um dos integrantes do grupo criminoso foi detido na rodovia BR-262, no município de Betim, transportando aproximadamente 800 kg de maconha. As investigações revelaram a existência de um esquema de transporte de drogas bem estruturado, no qual cada membro desempenhava uma função específica.
A operação contou com o apoio operacional da Delegacia Regional de Formiga e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) do MPMG.