Operação da Polícia Federal mira organização responsável pelo tráfico internacional drogas

Noventa policiais cumprem mandados em BH, Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (12), a operação Flight Level, para combater os crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os mandados estão sendo cumpridos em Belo Horizonte, Lagoa Santa, na região Central de Minas de Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, no estado de Goiás.

Segundo a PF, foram expedidos dois mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal Especializada da Seção Judiciária de Minas Gerais.

Além disso, foram bloqueadas contas de 29 pessoas físicas e jurídicas, 15 veículos, cinco imóveis e oito aeronaves foram sequestrados e as atividades de seis empresas foram suspensas. Participam da ação, 90 policiais federais.

As investigações iniciaram em outubro do ano passado, após apreensão de um avião executivo brasileiro no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal. A aeronave teria partido de Belo Horizonte, com 175 quilos de cocaína.

Conforme a PF, para a realização do deslocamento da droga, sócios do avião privado teriam participado do esquema de transporte. Policiais também identificaram que a organização teria utilizado “laranjas” e “fantasmas” para ocultação dos bens obtidos com a atividade criminosa.

Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, podendo cumprir até 33 anos de prisão, se condenados.

Apenas com o sequestro dos veículos, das aeronaves e imóveis, a Polícia Federal estima um prejuízo de aproximadamente 30 milhões de reais ao crime organizado.

 

Foto: Polícia Federal/Divulgação

 

Ávila

Pesquisar