A competição vai reunir 100 meninas do projeto Jogue como uma garota
As Olimpíadas que Transformam, torneio idealizado pela Cemig e executado pelo Instituto de Formação Esportiva e Social (INFES), chegam a Grão Mogol para uma seletiva de futebol feminino, nesta quarta-feira (17/4), a partir das 17h, no estádio Municipal Afrânio Augusto Figueiredo. A competição vai reunir 100 meninas e garantirá um time na etapa final da competição que será realizada em Belo Horizonte.
Todas as jovens são do projeto Jogue como uma garota, iniciativa apoiada pela Cemig via Lei de Incentivo ao Esporte. As Olimpíadas que Transformam estão reunindo centenas de jovens mineiros de 6 a 17 anos de 14 cidades mineiras, em disputas de cinco modalidades: futsal, voleibol, handebol, judô e taekwondo.
A competição está disputada em duas fases entre os meses de março e junho. Primeiramente, as equipes disputam a etapa classificatória. Nos meses de maio e junho, acontece a fase final, encerrando no dia 2 de junho no Sesc Venda Nova, na capital mineira, quando serão definidos os vencedores de cada modalidade.
O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adieliton Galvão Freitas, explica a dinâmica da primeira fase das Olimpíadas que Transformam. “Na primeira etapa do torneio, os jovens competidores vão disputar com outras equipes de cada região para buscar uma vaga na fase final que acontecerá nos meses de maio e junho, em Belo Horizonte”, afirma. “Mais do que a disputa por um troféu, queremos incentivar nossa juventude na prática esportiva e na sua formação de cidadania”, completa.
Ao todo, as Olimpíadas que Transformam vão reunir nove projetos esportivos patrocinados pela Cemig em várias regiões de Minas Gerais. As cidades que terão representantes são: Viçosa, Juiz de Fora, Barbacena, Minas Novas, Governador Valadares, Montes Claros, Grão-Mogol, Cássia, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Sabará, São José da Lapa e Cruzília.