Olimpíada de Língua Portuguesa tem objetivo de reconhecer professores e estudantes de escolas públicas do Brasil
As inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa estão abertas até 30 de abril. A o concurso, que está na 7ª edição, visa reconhecer o trabalho de professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil.
Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião são as categorias destinadas aos professores de língua portuguesa e seus estudantes. Para realizar a inscrição, os professores e a Secretaria de Educação do município devem acessar o site escrevendoofuturo.org.br/concurso.
Além disso, os professores precisam escrever um Relato de Prática acompanhado de um conjunto de materiais que vão contar a história do trabalho realizado com os estudantes.
‘O lugar onde vivo’ é o tema deste ano. O assunto é um convite para uma aproximação da escola com a comunidade e o território. “É interessante a gente pensar que esse tema, que se mantém como tema da olimpíada, é sempre inovador porque é sempre uma oportunidade desse menino, dessa menina, desse jovem, desse estudante poder lançar uma nova visão acerca do que está acontecendo no seu entorno, das fragilidades, das potencialidades do seu lugar”, afirmou Patrícia Calheta, integrante da equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro, que desenvolve a olimpíada.
Lembrando que o Programa Escrevendo o Futuro foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita de estudantes das escolas públicas do Brasil.