Subiu para 50 o número de pessoas mortas por conta das chuvas desde a última semana em Minas Gerais. A informação divulgada pela Defesa Civil Estadual na manhã desta terça-feira (28) aponta que as mortes ocorreram em 16 cidades.
O maior número de óbitos foi registrado na capital, onde 13 pessoas morreram. Em Betim, na região Metropolitana de BH, foram seis mortes. Outras cinco foram registradas em Ibirité, também na grande BH. Ainda foi informado que 65 pessoas estão feridas.
Nesta manhã, o órgão também atualizou o número de desabrigados e desalojados no estado. São 28.043 pessoas desalojadas e 4.401 desabrigadas. A maior parte dos desabrigados está no interior do estado.
Conforme a Defesa Civil, duas pessoas ainda estão desaparecidas em Conselheiro Lafaiete, na região Central e Luisburgo, na Zona da Mata.
Na última segunda-feira (27), a Defesa Civil informou que 101 cidades decretaram situação de emergência. Ibirité, Orizânia e Catas Altas decretaram situação de calamidade pública.
No início da tarde do último domingo (26), o governador Romeu Zema (Novo), acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, sobrevoaram as principais regiões atingidas na capital e região metropolitana. Os representantes apontaram que tanto estado quanto o governo federal vão prestar apoio às famílias e solucionar os problemas nos municípios.
“Obras de infraestrutura deverão ser feitas assim que o tempo possibilitar, principalmente aquelas que estão impedindo algum tipo de acesso e a nossa prioridade no momento é a ajuda humanitária. Já disponibilizamos toda a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Todas as suas unidades hoje estão disponíveis para estar recebendo alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, higiene pessoal e também colchões e lençóis”, disse Zema no pronunciamento.