O número de registros de casos confirmados de coronavírus contabilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora aumentou quase 50% em uma semana. De um total de 27 casos na última sexta-feira (27), o número subiu para 40 nesta sexta (3).
Já a quantidade de casos suspeitos mais que triplicou, subindo de 246 para 807 em uma semana – período em que a Prefeitura passou a divulgar dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde. O número de suspeitas de mortes por Covid-19 também triplicou, e passou de três para nove no mesmo período.
Os dados atualizados nesta sexta foram divulgados pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), em entrevista por videoconferência. Ele informou que todas as mortes suspeitas estão em investigação, e que todos os pacientes que morreram com suspeita da Covid-19 em Juiz de Fora faziam parte de grupos de risco para a doença, seja por conta da faixa etária ou por terem histórico de comorbidades, como doenças crônicas.
Hospitais privados
Boletim divulgado pelo Hospital Monte Sinai nesta sexta informou que entre a tarde de quinta e a tarde de sexta, 14 pacientes com suspeitas da Covid-19 foram atendidos no pronto atendimento do hospital. Deste total, um paciente foi internado e encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e dois receberam orientação de isolamento domiciliar; ambos tiveram amostras coletadas para investigação de Covid-19. No total, o Hospital Monte Sinai, tinha nesta sexta, sete pacientes internados: dois estão em leitos UTI, com resultado positivo para Covid-19 (resultados apurados anteriormente), e cinco estão em leitos de apartamento. Destes, três têm resultados positivos para Covid-19, e dois ainda estão em investigação. Desde o dia 27 de fevereiro, o Monte Sinai atendeu 260 pacientes com suspeita de coronavírus. Conforme o hospital, todos os casos foram devidamente notificados à Vigilância Epidemiológica.
O Hospital Maternidade Therezinha de Jesus também divulgou boletim nesta sexta. Até então, o hospital tinha dez notificações de casos suspeitos. Deste total, seis foram testados, sendo que cinco aguardam resultado dos exames. Entre os dez casos atendidos, quatro pacientes foram internados, mas três deles já receberam alta. Nesta sexta, só um paciente permanecia internado na enfermaria (isolada para Covid-19). O HMTJ também registrou uma suspeita de morte pela doença. No entanto, foi descartada nesta sexta por meio de exame. Os demais pacientes receberam orientação para isolamento domiciliar.
Na Santa Casa de Misericórdia, segundo informe da unidade, até esta sexta havia três pacientes internados com suspeita de Covid-19, sendo dois em leitos UTI. Todos os pacientes aguardam resultado de exame, realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Desde o dia 18 de março, o hospital notificou 88 casos suspeitos de Covid-19 à Vigilância Epidemiológica.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora