Vestuário e roupas de cama serão arrecadados em prol do Hospital Mário Penna
Caixas dispostas nos diversos edifícios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vão receber, até 28 de agosto, doações de roupas e objetos para serem vendidos em um bazar em benefício do Hospital Mário Pena. É que o TJMG, por meio do seu Núcleo de Voluntariado, aderiu à campanha Bazar do Bem, realizada anualmente pela associação Voluntárias do Hospital Mário Pena (Volmape).
Magistrados, servidores, funcionários, advogados e demais pessoas que frequentam a instituição podem fazer as suas doações em postos de coleta instalados no Edifício Sede, na Corregedoria, no Fórum Lafayette, no Fórum Raja Gabaglia, nos Juizados Especiais e na Ejef.
Podem ser doadas peças novas ou usadas de vestuário feminino, masculino e infantil, sapatos, bolsas, roupas de cama, mesa e banho, além de objetos de decoração e utensílios domésticos. Como os itens serão posteriormente vendidos no bazar, as voluntárias pedem que o material esteja em ótimo estado de conservação.
Para a desembargadora Maria Luiza de Marilac, coordenadora do Núcleo de Voluntariado do TJMG, é muito importante que o Tribunal apoie ações como essa da Volmape, que levam dignidade às pessoas e amenizam um pouco o sofrimento daqueles que lutam contra uma doença tão séria como o câncer.
De acordo com a diretora da Volmape, Clessia Pereira, a associação atua desde 1974, a partir da identificação da necessidade de prestar apoio material e alimentar aos pacientes oncológicos carentes do Instituto Mario Penna, que abrange o Hospital Mário Penna, o Hospital Luxemburgo e a Casa de Apoio Beatriz Ferraz.
O bazar é a maior fonte de renda da associação, afirma a diretora. É o dinheiro arrecadado com a venda dos objetos que permite a manutenção e expansão das diversas ações voltadas aos pacientes do instituto.
Entre as iniciativas estão doação de itens de higiene pessoal e roupas aos pacientes internados, perucas para mulheres em quimioterapia, produtos para aliviar os efeitos da radioterapia, complementação da alimentação fornecida pelos hospitais e manutenção de uma sala de entretenimento no Hospital Mário Pena, com a prática de trabalhos manuais como costura e bordado.
Bazar do Bem
Em sua sexta edição, o Bazar do Bem será realizado em 29 e 30 de agosto, das 9h às 19h, e em 31 de agosto, das 9h às 15h, na Rua Levindo Lopes, 357, Savassi, em Belo Horizonte.
Segundo Clessia Pereira, a cada edição do evento vem aumentando o número de parcerias, fazendo com que o resultado seja cada vez melhor. “No ano passado, conseguimos expor 38 mil peças de roupas, sem contar sapatos, bolsas e acessórios”, diz a diretora da Volmape. Ela comemora o apoio do TJMG, que traz as melhores expectativas para o bazar do final deste mês.
Serviço
6º Bazar do Bem
29 e 30/08 – das 9h às 19h
31/08 – das 9h às 15h
Rua Levindo Lopes, 357
Savassi – Belo Horizonte
Reportagem: TJMG