Faleceu nesta quarta-feira (08) o locutor Waldir Rodrigues, aos 84 anos, em Rio Casca, na Zona da Mata. Ele morava em uma casa de repouso da cidade e sofria de enfisema pulmonar. Waldir foi um dos maiores locutores esportivos de Minas Gerais e do Brasil. Segundo o Blog Chico Maia, a escolha de morar na casa de repouso foi do próprio Waldir.
Waldir está sendo velado na Capela Velórica, em Rio Casca, e será sepultado às 14h no cemitério da cidade.
Neste momento de tristeza e de saudade, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) deseja condolências a todos os familiares e amigos do radialista. A entidade destaca que Waldir foi peça fundamental na história do rádio mineiro e que todo o setor de radiodifusão será eternamente grato a ele pelos seus feitos.
Waldir fez história em Minas Gerais
Waldir passou por diversas rádios mineiras e do Brasil. Mas, em 1959, fez história. Ele participou da transmissão do Campeonato Sul-Americano de futebol na Argentina ao lado de Januário Carneiro e Osvaldo Faria pela rádio Itatiaia. Esta foi a primeira cobertura internacional mineira. Waldir participou também da Copa do Mundo de 1962, no Chile.
Waldir nasceu em Cordisburgo, na Fazenda São Thomé, no dia seis de junho de 1934. Com a primeira esposa, Nilce, teve os filhos Márcia e Fernanda; com a segunda, Fabiana teve o Bruno. Tem cinco netos.
Ele nunca falou nos microfones para qual time torce, mas é cruzeirense. Em entrevista ao Blog Chico Maia, contou que o Cruzeiro de 1966 foi o maior time que viu jogar. A Holanda de 1974 foi a melhor seleção e a forma de jogar mais impressionante. Considerava Pelé, o maior jogador de todos, mas ressalvando que Garrincha está ali, colado, uns milímetros atrás do “Rei”.
Ele afirmou também que sua melhor experiência profissional foi na rádio Itatiaia e que Januário Carneiro era um gênio da comunicação, visionário, ousado, muito além do seu tempo.
Hoje em sua programação, a Rádio Itatiaia prestou uma homenagem ao locutor relembrando um dos gols narrados por ele. “É a história viva do rádio, da comunicação e da rádio Itatiaia,” disse o radialista da emissora Cadu Doné.
Com informações: Blog Chico Maia e Rádio Itatiaia