No primeiro semestre, cresce 30% venda de carros para pessoas com deficiência

No primeiro semestre deste ano houve aumento de 30% na venda de carros para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O mercado segue tendência de 2018, que registrou aumento de 41%. Jornal da Manhã teve acesso ontem aos dados da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef).

Rodrigo Rosso, presidente da Abridef, estima que o desempenho crescente se deve ao fato de a população estar mais informada e com maior conhecimento sobre a lei de isenção para pessoas com deficiência, que vigora no Brasil há mais de 20 anos e que, desde 2013, se estende a familiares das pessoas que não podem dirigir (deficiência visual, mental, intelectual ou física grave), além de quem tem mobilidade reduzida em graus elevados, como tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros. Devido a essa abrangência, o sindicato estima que um em cada dois brasileiros tem direito à isenção de impostos na hora da compra de automóveis 0km. 

De acordo com Rodrigo, atualmente a lei de incentivo abrange diversos impostos. “A legislação dá benefício para compra de automóveis 0km de até R$70 mil. Há isenção dos seguintes impostos: IPI, IPVA, IOF e ICMS”, esclarece. O líder classista organiza feira de tecnologia e inovação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e 40 modelos de diversas marcas estarão disponíveis na feira, inclusive com possibilidade de teste drive. Evento ocorre de 12 a 14 de julho em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar