O rádio é um dos veículos de comunicação que mais se adaptou à chegada de novas tecnologias. Com isso, se tornou multiplataformas e ocupa vários espaços.
A jornalista e especialista em Marketing Estratégico e Branding, Marina Alves, destacou como o veículo de comunicação é adaptável.
“Essa chegada das redes sociais só mostrou que o rádio é um veículo muito adaptável às tecnologias e aos momentos que a gente vem vivendo. As redes sociais são uma ferramenta de uma aproximação mais pessoal e o rádio já faz isso muito bem, porque o rádio conversa muito com a audiência. Hoje em dia, eu tenho visto que as redes sociais tem sido apenas uma ferramenta de aproximar o comunicador do ouvinte”, disse.
Além disso, Marina explicou como as estratégias são importantes para as rádios ocuparem os espaços digitais e conseguirem distribuir os seus conteúdos.
“A grande moeda dos criados digitais são os conteúdos e o rádio sempre foi um produtor de conteúdo muito forte. E o rádio tem o diferencial de produzir um conteúdo em massa, mas que é regionalizado. Então, o rádio para ir para o digital precisa adaptar a sua comunicação. Mas, se fazer presente, entendendo que já é um veículo de massa que já atinge muitas pessoas e que produz conteúdos relevantes para sociedade”, ressaltou.
Marina ainda destacou que os podcasts podem ser utilizados para auxiliar as emissoras nesse processo, visto que o formato nasceu para a internet.
“O podcast nasceu para internet. Mas, o rádio já faz isso muito bem. Eu acredito que as rádios devem investir em podcasts e através das plataformas de áudios ocuparem os espaços. As pessoas estão descobrindo os conteúdos em áudio, então basta você encontrar quem é sua audiência”, finalizou.
Assista a reportagem:
Clique aqui para baixar o vídeo.