No “Dia Mundial do Rádio”, pesquisa mostra força de audiência e credibilidade do meio de comunicação

A área da comunicação, em seus diversos setores, que estão presentes no dia a dia do grupo da Fundação Expansão Cultural, tem três datas comemorativas importantes durante este mês de fevereiro. São elas o “Dia do Publicitário, que foi lembrado no dia 02 de fevereiro último, dia Mundial do Rádio, comemorado nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro e ainda o Dia do Repórter, no dia 16.

A comemoração do Dia Mundial do Rádio, todo dia 13 de fevereiro, foi definida para marcar o aniversário da primeira transmissão da Rádio das Nações Unidas, para seis países no ano de 1946. Mas o rádio já é centenário, como uma longa história de desenvolvimento que o transformou em veículo de comunicação popular, tanto de notícias quanto de entretenimento.

A Rádio Manhuaçu, uma das emissoras do grupo Fundação Expansão Cultural, está caminhando para completar 73 anos agora em 2023. Essa longa história, de muitas lutas e vitórias, acompanhou o desenvolvimento do rádio como veículo de comunicação entre os mais importantes, que comemorou 100 anos, desde a primeira transmissão.

Mesmo com o avanço tecnológico e as múltiplas plataformas para informação e entretenimento criadas recentemente, o rádio está cada vez mais presente na vida das pessoas. Uma pesquisa sobre consumo de rádio, feita pela Kantar Ibope Média e divulgada pela Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT, aponta que 3 em cada quatro mineiros ouvem rádio. O resultado só confirma oficialmente o que as emissoras já sabiam, segundo o presidente da entidade, Mayrink Pinto Aguar Júnior.

Entre os muitos adjetivos citados pelos entrevistados para falar sobre o rádio na pesquisa estão: confiável, companheiro, inovador, sério e divertido. Quando o assunto é notícia, o rádio transmite credibilidade. A pesquisa aponta que 72 por cento das pessoas usam o rádio como referência de notícias confiáveis.

O presidente da AMIRT, Mayrink Pinto Aguar Júnior, lembra que as inovações tecnológicas que surgiram nos últimos anos não chegaram para competir com o rádio, mas para serem aliadas na divulgação da emissora.

Força comercial

Comercialmente falando, a pesquisa mostra que o rádio é fundamental para campanhas publicitárias. Entre os entrevistados que ouvem rádio, 52 por cento disseram que já compraram ou pesquisaram produtos em função do anúncio no rádio.

A pesquisa aponta que 74 por cento dos ouvintes consideram eventos culturais confiáveis quando divulgados pelo rádio. Ouvinte fiel já que 57 por cento  dos entrevistados dizem ouvir rádio há mais de 20 anos. Mas o meio se renova também pois a pesquisa diz que 42 por cento dos ouvintes de 12 a 19 anos começaram a ouvir rádio nos últimos três anos.

Assista a reportagem:

As informações são do portal Tribuna Leste.

Foto: Pixabay

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