No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemocentro de Uberaba está com estoques baixos

Hemocentro de Uberaba alerta para a falta de alguns tipos de sangue no estoque. Hoje é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e, de acordo com o coordenador do Hemocentro, Paulo Roberto Juliano Martins, não será realizado evento específico para a data, já que as ações normalmente acontecem em novembro, no Dia Nacional do Doador de Sangue, mas será uma oportunidade de agradecimento aos doadores disponíveis.
Conforme os dados repassados, neste momento o estoque do Hemocentro de Uberaba registra falta significativa de sangue, sobretudo de “O” positivo, que está 40% abaixo do ideal, e “O” negativo, 60% abaixo, e essa situação é reflexo de alguns fatos ocorridos e o próprio período do ano. “A greve dos caminhoneiros, que gerou o desabastecimento, fez com que muitos doadores deixassem de ir ao Hemocentro. Outra situação é a mudança do sistema, o que vem gerando alguma limitação, um pouco mais lento, até adaptação”, explica. Paulo Juliano lembra também que o período frio e proximidade com as férias também gera normalmente redução no número de doadores. Além disso, este ano, com a Copa do Mundo, pode refletir ainda mais na ausência de doadores no Hemocentro. “Portanto, não deixe para depois, nos procure para fazer a sua doação, o procedimento é rápido, em um prazo de cerca de 40 minutos você faz sua doação, entre triagem e doação”, destaca.
Qualquer pessoa pode doar sangue, basta ter a saúde física, mental e espiritual em boas condições, é preciso ter idade entre 16 e 65 anos, e menores de 18 anos precisam de consentimento dos pais e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Vale ressaltar que, em algumas situações, o que mantém o indivíduo vivo até o tratamento é a transfusão de sangue.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar