No Dia Internacional da Mulher os movimentos de apoio reforçam a importância da eliminação da violência contra a mulher. A violência sexual, física, psicológica, patrimonial e moral, são formas diversas de violência de gênero. Neste período da pandemia do coronavirus que promoveu o distanciamento social foi registrado um aumento de casos.
Dados do Ministério da Saúde revelam que a cada quatro minutos uma mulher é agredida por, ao menos, um homem, no Brasil. O aumento de casos de violência na pandemia foi apontado pela Organização das Nações Unidas. No Chipre, por exemplo, o aumento foi de 33% em Singapura, 30% na França e 25% na Argentina 20%.
O Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O governo criou uma campanha para estimular as mulheres agredidas a denunciar. Em Divinópolis projetos como o Meu Amar e a comissão da mulher da OAB usam a data para reforçar esta luta.
O post No Dia Internacional da Mulher projeto em Divinópolis alerta para aumento do crime de violência doméstica apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: TV Candides