No dia de hoje (05), iniciou-se o funcionamento dos sistemas da Teletronix em operação na faixa estendida, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro

faixa estendida fm rádio

O Dia Nacional das Comunicações também está sendo um grande marco para a radiodifusão brasileira. No dia de hoje, iniciou-se o funcionamento dos sistemas da Teletronix em operação na faixa estendida, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.

 

Em Belo Horizonte, o sistema retransmitirá o sinal da EBC de Brasília na frequência de 87,1 MHz. A instalação foi realizada no site da Rede Minas, na Serra do Curral, pela equipe da EBC em conjunto com a equipe de engenharia da Rede Minas. Com a operação na faixa estendida, a rádio contempla os ouvintes de Belo Horizonte e do entorno com uma melhor qualidade de sinal, mantendo os pilares da sua programação.

 

Para o sistema, foi utilizado um Transmissor FM de 1.000W. Esta linha de Transmissores em estado sólido da Teletronix foi desenvolvido para gerar um sinal puro e cristalino com o menor consumo de energia e garantia de alta estabilidade na potência do sinal transmitido. Além disso, também foi instalado um Processador de Áudio com Gerador de Estéreo, modelo FMP-300, também da marca Teletronix.

 

O Transmissor é compacto e com fontes robustas, o que garante ao radiodifusor segurança e confiabilidade na manutenção do Transmissor. Aliado a isto, esta linha de Transmissores, conta também com sistema de telemetria embarcada que possibilita supervisão e operação remota, facilitando para o radiodifusor o acesso às informações do Transmissor quando opera em local distante do estúdio, como é o caso do equipamento instalado na Serra do Curral.

 

A Teletronix, maior empresa fabricante de equipamentos para emissoras de rádio do Brasil, torna-se referência nesse processo de ampliação do sinal para a faixa estendida, entregando mais uma solução para o radiodifusor brasileiro. Por ser uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, garante a seus clientes a substituição e atualização de peças e partes durante a vida útil dos equipamentos, visto que está sempre em processo de inovação de seus produtos.