Na pandemia, Portal MPA entra na lista dos sites mais acessados do país e reforça a importância do conteúdo local

Grupo ressalta que a população busque informações em veículos de credibilidade e aumenta o número de reportagens no Portal e redes sociais

Diante da pandemia do novo coronavírus, informação também virou uma forma de se prevenir contra a doença que assola o mundo. O aumento da produção e disseminação das fake news, perde espaço quando o trabalho de jornalistas espalhados por todo o país expande e se desdobra na verificação dos boatos. Em Minas, o Portal MPA, do Sistema MPA, de Divinópolis, no Centro-Oeste, é um dos veículos que aumentaram o efetivo de seus profissionais para informar a população. O resultado foi de crescimento no ambiente digital. O portal está entre os 500 sites mais acessados do Brasil e já acumula 3,8 milhões de páginas acessadas em abril, de acordo com o site Alexa.

O maior portal de notícias da região Centro-Oeste é alimentado por profissionais da TV Candidés, Rádio Minas, Nova Sertaneja, 94 Live e Antena 1, que também são sucesso nas redes sociais e juntas acumulam cerca de 70 mil seguidores. Segundo o diretor de jornalismo do grupo, Flaviano Cunha, a união dos colaboradores de todas as emissoras deu ainda mais agilidade ao trabalho e aumentou o volume de conteúdo publicado. “Como a gente trabalha sempre com a mesma notícia porque temos o foco no local e regional, isso facilitou com que a informação chegasse de forma mais rápida e mais precisa, o que contribuiu para a evolução que estamos tendo hoje”, explica o jornalista. Em abril, o Portal ainda alcançou 800 mil usuários, conforme o Google Analytics.

Flaviano Cunha apresenta ainda o Bom Dia Divinópolis e Jornal Candidés

O acesso fica disponível para profissionais estratégicos do Sistema MPA também contribuírem na produção dos conteúdos. De acordo com Flaviano, este foi um caminho encontrado para aumentar o volume de conteúdo e não deixar que a informação se perca nos veículos de comunicação. “Eles definem na sua rádio qual material será reutilizado em nosso Portal de notícias, como entrevistas, assuntos específicos discutidos pelos locutores”.

Mudanças na quarentena

Apesar de grande parte da equipe do Sistema MPA estar em home office por conta da Covid-19, o trabalho e a agilidade na publicação das materiais ficaram ainda mais intensos.

Devido às alterações, provocadas pela pandemia, agora os profissionais trabalham em horários alternados e em escala para realizar a publicação de reportagens no Portal, aumentando o período de cobertura e atualizando o site por quase 24h.

“No momento em que o fato acontece, a gente está fazendo a atualização, e isso fez muita diferença neste período em que a informação muda rápido”, explica o diretor de jornalismo grupo.

O comprometimento da empresa com a informação local é um dos fatores que agravou no crescimento dos números, segundo Flaviano. “A população quer  informação precisa da cidade onde ela mora e das cidades do entorno”.

Além do foco local, o Portal também se adaptou para a entrega de mídia aos seus clientes. “Criamos na Home a seção Delivery, e a oferecemos aos nossos clientes que estavam de portas fechadas e atendendo desta forma gratuitamente. Isso fez com que tivéssemos recordes de acesso”, explica Marina Alves, gerente de marketing do grupo.

Anunciantes

Marina ainda comenta que houve queda no número de anunciantes por conta da pandemia, o que na opinião dela é normal neste momento. Em contrapartida, ela comenta que a equipe conseguiu reverter à situação e manter uma grande parcela dos colaboradores.

O grupo adotou renegociação de pagamentos, bonificação com mídias extras e ainda realiza um trabalho específico com cada cliente. “Os anunciantes estão valorizando muito o trabalho das emissoras que entendem as dificuldades e entregam mais mídia do que vendem. Essa sempre foi nossa filosofia na área comercial e por isso acho que a queda do número de anunciantes não foi tão brusca”, explica.

Pesquisar