Mutirões contra o Aedes aegypti são intensificados em Coronel Fabriciano

Divulgação

O bairro Judith Bhering foi escolhido por ter tido o maior número de notificações de Chikungunya e Dengue

A Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano realizou na semana que passou mutirões de combate às arboviroses no bairro Judith Bhering. O objetivo da ação foi intensificar as barreiras contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Cerca de 350 visitas às casas do bairro já foram realizadas.

Durante a semana, o setor de endemias trabalhou pelas ruas do bairro com 17 agentes e visitou as residências realizando tratamento focal, retirada de recipientes e borrifação de inseticidas em todas as casas. O bairro foi escolhido por ter tido o maior número de notificações de Chikungunya e Dengue, que juntos somam 46 casos.

Os mutirões estão sendo realizados desde 2017, e nos meses de outubro e novembro mais de 3.000kg de materiais foram retirados de residências e pontos estratégicos da cidade. Os materiais que podem ser reciclados são enviados à Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Vale do Aço, Coopcava.

A Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, esclarece que os mutirões são importantes devido à possibilidade de abertura dos agentes de saúde para abordar a população em relação do controle do vetor, eliminando focos do inseto e também retirando os materiais que possam acumular água dos locais próximos de suas casas. “Os mutirões são essenciais para realizar educação em saúde e ao mesmo tempo conseguimos eliminar focos encontrados no ato da visita”, conclui.

As áreas selecionadas para os mutirões são definidas de acordo com o risco de proliferação do mosquito. Além disso, as ações irão se estender de acordo com as notificações das arboviroses em cada bairro.

A população deve auxiliar no combate do mosquito, através de medidas simples como descartar o lixo de maneira correta, colocar areia nos pratos de plantas e flores, trocar a água do bebedouro dos cachorros e gatos com frequência, manter a caixa d’água sempre tampada e deixar garrafas pets, copos e garrafas de vidro sempre de cabeça para baixo. Combater o mosquito Aedes aegypti é um dever de todos.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar