Museus passam por vistorias de segurança

Após o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, no último dia 2 de setembro, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, realiza uma força-tarefa para vistoriar museus e prédios públicos em todo o Estado. Em São João del-Rei as ações ocorreram entre os dias 10 e 14 e foram visitados 14 museus da região.

v Quatorze museus de São João del-Rei e Tiradentes receberam visitas dos bombeiros para vistorias preventivas - Foto: João Victor Militani/Arquivo Museu Regional/ Divulgação

 Quatorze museus de São João del-Rei e Tiradentes receberam visitas dos bombeiros para vistorias preventivas – Foto: João Victor Militani/Arquivo Museu Regional/ Divulgação

O assessor de comunicação do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros do município, cabo Giovani, explica que, em todo o Estado, as vistorias das cidades históricas foram priorizadas. “Durante toda a semana, o nosso pessoal do setor de prevenção realizou visitas aos museus. O foco principal é em prédios das cidades históricas, porque nestes municípios há uma maior quantidade de museus instalados em imóveis muito antigos. A operação envolveu nove militares do nosso setor de prevenção e também o comandante do pelotão. Vistoriamos nove museus de São João del-Rei e cinco em Tiradentes”.

Cabo Giovani ainda esclarece que as vistorias se remetem a Operação Alerta Vermelho, realizada periodicamente em estabelecimentos comerciais; assim há somente o caráter educativo. “Foi verificado apenas o que está fora das exigências e orientamos os responsáveis pelos prédios a regularizarem a situação e evitar uma consequência maior, igual, infelizmente, aconteceu no Rio de Janeiro”.

Questionado quais são os museus que precisam regularizar a situação, o assessor afirma que os dados ficam sob a responsabilidade do setor de prevenção não sendo autorizado repassar informações.
Ele ainda esclarece que em nenhuma vistoria houve aplicação de multas ou interdições. “O nosso foco principal foi chamar a atenção para as necessidades dos prédios. Além disso, o momento é propício para irmos ao encontro com os responsáveis pelos museus e mostrar o quanto é importante estar com as manutenções em dia”, destaca o militar.

Dificuldades
O assessor do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei explica que é de extrema importância fazer as manutenções preventivas em prédios antigos. Entretanto, ele afirma que nas cidades históricas, como é o caso do município, encontra-se uma série de dificuldades para realizar os reparos. “Quando se fala em regularizar os prédios tombados pelo patrimônio histórico, como museus, igrejas ou casarões; a maior dificuldade que existe está ligada às instalações dos meios de prevenção. Já que não pode afetar as estruturas dos imóveis tombados e tudo tem que ser feito de acordo com as exigências do IPHAN”, conclui.

Minas Gerais
A força-tarefa das vistorias partiu do comando geral de Belo Horizonte, o 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Cerca de 430 prédios públicos em todo o Estado receberão as visitas dos militares. A previsão é de que os trabalhos sejam totalmente concluídos em novembro.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar