Município começa a vacinação contra gripe

A partir da próxima segunda-feira, 23, São João del- Rei inicia a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). A enfermeira-chefe responsável pelo setor de epidemiologia, Eliene Freitas, explica que algumas pessoas têm o direito à gratuidade, desde que obedeça aos critérios estabelecidos para os grupos de risco. “Os grupos prioritários envolvem os idosos, gestantes e também as mulheres que ainda estão amamentando. Além disso, devem se vacinar, os profissionais da saúde, crianças, professores, portadores de doenças crônicas e trabalhadores”.

Cerca de 24 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe - Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Divulgação

Cerca de 24 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe – Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Divulgação

A campanha segue até o dia 1º de junho, e terá como Dia D o sábado 12 de maio. A cidade possui cerca de 24 mil pessoas que estão nos grupos prioritários. Ainda conforme explica a enfermeira, haverá vacinações também em zonas rurais da cidade. “A gente sempre realiza mutirões de vacina para as pessoas de zona rural. Mas ainda não temos uma data específica para acontecer, estamos fazendo o planejamento”. Quando forem vacinar, as pessoas devem apresentar um documento de identificação, original e com foto; e apresentarem o cartão de vacina.

Outras campanhas
Eliene Freitas reforça também, que devido aos surtos de algumas doenças, no momento da vacinação o profissional responsável irá realizar a aplicação das doses que estiverem em falta. “Independentemente da campanha, estamos aproveitando para colocar todas as vacinas do cartão em dia. No momento, estamos levando em consideração as vacinas da Febre Amarela e do Sarampo, pois estão em maior evidência. Mas também tem a do HPV e Meningite, por exemplo”.

Levantamentos
Segundo dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 9 de abril, foram contabilizados em todo o estado de Minas Gerais, 12 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, causados pelos vírus: A/H3N2, A/H1N1 e Influenza B. Em 2018, não foi apresentado nenhum caso de óbito.

Já em 2017, foram contabilizadas 300 doenças causadas pelo vírus da gripe. Destes casos, 50 pessoas vieram a óbito.

Alerta
O Ministério da Saúde informou através de uma nota veiculada em seu site, um alerta para notícias falsas a respeito de um novo tipo de vírus, o H2N3. “Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra a gripe, protege contra estes três tipos de vírus”, esclarece.

O Ministério ainda faz um levantamento de todos os casos de gripe, registrados no país, até o início do mês de abril. “Até 7 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e seis óbitos por influenza B e os outros 46 casos e sete óbitos por influenza A não subtipado”, finaliza a nota.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar