Mulheres Presentes

Retratar a figura feminina sempre fez parte das obras de Gemma Fonseca, artista nascido no Norte de Minas e que tem como um de seus conceitos retratar os personagens regionais. Seu novo trabalho neste sentido é a Exposição “Mulheres Presentes”, que abre visitação oficialmente nesta sexta-feira (6/3), no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Unimontes.
São 24 telas, a maioria trabalhada entre 2019 e 2020. O autor revela que o título da mostra é uma “clara e intencional referência” ao Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher, comemorado em 8 de março. “Quando comecei a desenhar e a pintar, me interessei logo pela figura humana de um modo geral. Talvez porque achava que o desafio era maior do que desenhar um objeto ou uma flor”, revela Gemma, natural de Riachão, distrito da zona rural do município de Mirabela.
Até o dia 30 de março, o público poderá acompanhar gratuitamente a exposição, montada no segundo andar do Casarão onde funciona o Museu da Unimontes, no centro histórico de Montes Claros.
A homenagem à figura feminina como elemento fundamental na sua criação, segundo o artista, passa pelos traços mais suaves que retratam a presença da mulher “onde ela quiser: na música, na pintura, no futebol, na dança, na intimidade e, claro, nas atividades do campo” (marca registrada de Gemma Fonseca em alusão à origem rural).
A exuberância das cores de suas mais recentes produções, confessa, “é resultado de seu reencontro com o Riachão”, comunidade rural onde nasceu e onde voltou a viver há cerca de três anos. Parte das telas são referências dessa origem: a folia de reis, o forró, as lavadeiras e a vida no campo.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar