Foram disponibilizados recursos de R$ 4,5 milhões para aquisição dos veículos. Além de fortalecer as ações de monitoramento ambiental em diversos municípios, equipamento garante mais segurança nas atividades de campo.
O combate aos crimes ambientais em Minas Gerais ganha novo reforço em equipamentos neste início de ano. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), repassam 22 novas viaturas para a Polícia Militar de Meio Ambiente.
O evento de entrega dos equipamentos aconteceu nesta terça-feira (23), às 14h, no Museu de Arte da Pampulha (MAP), que integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com a presença do governador Romeu Zema, do Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e do Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento. Ainda estarão presentes a secretária da SEMAD, Marília Melo, e o coordenador do CAOMA, promotor de justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, a comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente, Graciele Rodrigues, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e de prefeituras.
Os veículos, modelo Mitsubishi L200 4×4, serão usados para potencializar as ações de monitoramento ambiental no Estado, proporcionando melhores condições de trabalho, modernização das estruturas e segurança nas atividades de campo, principalmente no acesso à áreas rurais. Os recursos para aquisição dos equipamentos são advindos de medidas compensatórias ambientais de acordos judiciais realizados Promotores de Justiça do MPMG e chegam ao montante de R$ 4,5 milhões.
Os municípios mineiros que serão beneficiados com as novas viaturas para a fiscalização ambiental são: Santos Dumont, Uberaba, Uberlândia, Arinos, João Pinheiro, Carmo do Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, Itabita, Ubá, Muriaé, Cataguases, Lavras, Minas Novas, Serro, Formiga, Itapuna, Piumhi, São Roque de Minas, Oliveira, Pompéu, Pará de Minas, Pitangui.