MP pede bloqueio de valores da AngloGold e suspensão de atividades em Sabará

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Sabará e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), ajuizou ação cautelar contra a empresa AngloGold Ashanti em razão do carreamento de materiais ocorrido no dia 12 de março, que impactou o os córregos Cuiabá e Sabará, com consequências no rio das Velhas.

De acordo com os promotores de Justiça, o despejo dos materiais, oriundos da planta operacional da empresa, gerou intensa preocupação em toda a comunidade, em especial por ter causado grande alteração na coloração das águas.

A ação cautelar pede ao Poder Judiciário que a empresa fique sem realizar atividades e intervenções na mina, nas pilhas, nas barragens e outras estruturas operacionais do empreendimento até que seja atestada a segurança e a estabilidade. Além disto, o MPMG pede o bloqueio de R$ 100 milhões como forma de garantia das medidas de recuperação e de compensação ambiental, além da elaboração de plano de comunicação adequado junto à população impactada.

As informações são do MPMG.

Foto: Ronaldo Guimarães/AngloGold Ashanti

Pesquisar