MP destina recursos de compensação ambiental para projeto de educação patrimonial sobre Paracatu

Esta semana foi lançado o filme “Paracatu, Rio Bom”, que mostra o meio ambiente cultural e natural do município de Paracatu e reflexões sobre as ameaças que eles sofrem. Esse filme foi produzido com recursos oriundos de compensação ambiental e é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Plataforma Semente e Leia Observatório.

De acordo com a Promotora de Justiça Mariana Duarte Leão, o filme é “uma importante inciativa de educação patrimonial que busca provocar uma reflexão nas pessoas sobre a valorização do patrimônio cultural da cidade de Paracatu”

Paracatu é uma cidade de aproximadamente cem mil habitantes no noroeste mineiro. O centro histórico de Paracatu foi tombado pelo município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cidade é conhecida pelo casario antigo, quitandas, cachoeiras, manifestações artísticas e também pelos problemas decorrentes da mineração.

O documentário, de aproximadamente 28 minutos, se destaca pelas belas imagens e depoimentos de pessoas que lutam pela preservação da cultura local.

Para saber mais sobre a história de Paracatu e a gravação do documentário, também pode conferir a série especial publicada no site do Leia Observatório.

As informações são do MPMG.

Pesquisar