Motoristas de aplicativo de Divinópolis, na região Centro-Oeste se reuniram na Praça da Catedral, no centro da cidade para protestar contra a regulamentação dos transportes de aplicativo na cidade, nesta sexta-feira (13).
Os motoristas de empresas como Uber e 99 Pop utilizaram faixas e cartazes para fazer a manifestação no local. O decreto que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativo foi publicado pela prefeitura no dia 4 de setembro.
Os motoristas pedem que a prefeitura reveja as exigências solicitadas. Segundo eles, as solicitações são muito burocráticas.O presidente da Associação Divinopolitana de Motoristas de Aplicativos afirma que alguns itens que constam no decreto são inviáveis.
O representante ainda lembra que o decreto já foi modificado uma vez, porém as alterações não atendem a categoria. Uma das exigências é que os carros que tenham placas de Divinópolis.
A polêmica teve início após a publicação do decreto no dia 1° de julho por conta das exigências feitas pela prefeitura do município.
Entre as regras, havia a determinação de que os motoristas teriam o prazo de até 45 dias para efetuar o cadastro e passar por todas as exigências. A fiscalização só começaria após este prazo.
O texto ainda afirmava que o trabalho só poderia ser prestado após o motorista receber uma autorização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans).