Mostra na Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” aborda diversidade sexual na literatura

Dezoito publicações foram selecionadas para a mostra “Além dos Livros”, em cartaz no saguão de entrada da Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” (Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro). A iniciativa, que dialoga com os eventos da “Rainbow Fest” e da “Semana Rainbow” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como objetivo ampliar a reflexão sobre liberdade sexual e mostrar como essa temática transpassa a literatura.

As obras presentes na exposição foram escritas por autores estrangeiros e brasileiros, homossexuais ou não. “São livros que abordam a homossexualidade como objeto de estudo ou em sua narrativa”, explicou a jornalista Thais Pifano, que organizou a mostra ao lado de Daniel Rodrigues e Luiz Fernando Priamo, todos funcionários da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).

Thais reforçou a necessidade de ampliar a discussão sobre o tema, como estratégia de resistência e de combate ao preconceito e à violência: “Estudos indicam que, entre 1963 e 2018, mais de oito mil pessoas LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros) foram assassinadas no Brasil, em razão da orientação sexual ou da identidade de gênero. Esse número dá ao país o vergonhoso título de campeão mundial em assassinatos de homossexuais. Mais que estudar a homoafetividade, é preciso estudar a homofobia, a agressão, a violência e todos os demais prejuízos que a falta de empatia, de tolerância e de respeito ao próximo podem causar. É para refletir sobre essas questões que apresentamos algumas sugestões de leitura que abordam o tema, sob ponto de vista social ou à luz da psicologia.”

As obras estão dispostas em três expositores, decorados com tecidos que remetem às cores do arco-íris, símbolo do orgulho LGBT: “Queremos despertar nos leitores o interesse por essas publicações, que estão disponíveis para empréstimo aqui na ‘Murilo Mendes’”.

A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de agosto, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 19h45. Fazem parte da mostra os seguintes títulos:

“Garoto Encontra Garoto” – David Levithan

“Numa Terra Estranha” – James Baldwin

“Giovanni” – James Baldwin

“A Inocência e o Vício” – Jurandir Freire Costa

“O Melhor de Mário de Andrade” – Mário de Andrade

“Histórias da Gente Alegre” – João do Rio

“Onde Andará Dulce Veiga?” – Caio Fernando Abreu

“Lily e Dunk” – Donna Gephard

“Will & Will” – Jonh Green e David Levithan

“Na Pegação: Encontros Homoeróticos Masculinos em JF” – Verlan Valle Gaspar Neto

“Praticamente Normal” – Andrew Sullivan

“Homossexualidade: Do Preconceito aos Padrões de Consumo” – Adriana Nunan

“Matei Porque Odeio Gay” – Luiz Mott e Marcelo Cerqueira

“A Contestação Homossexual” – Guy Hocquenghem

“Homossexualidade Feminina” – Frank S. Caprio

“Desejos Secretos” – Ines Rieder e Diana Voigt

“Esforços do Afeto” – Elizabeth Bishop

“Inéditos e Dispersos” – Ana Cristina Cesar

Fonte: PJF
Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar