Morre o jornalista e escritor Ivanir Yazbeck, aos 79 anos

O jornalista e escritor juiz-forano Ivanir Yazbeck morreu, vítima de uma parada cardíaca, na madrugada de domingo (13), aos 79 anos. Segundo informações da família, ele era portador de câncer e estava internado no Hospital Santa Casa de Juiz de Fora há duas semanas. Ivanir atuou em diversos veículos de comunicação em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro (RJ), além de atuar como repórter, redator e crítico de cinema.

Filho de libaneses, Ivanir iniciou carreira como jornalista no semanário “Binômio”, na década de 1960, ao lado do editor Fernando Zerlottini e dos repórteres Fernando Gabeira, Geraldo Mayrink e José Pedro Rodrigues de Oliveira. Em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no “Jornal do Brasil”, “O Globo”, “O Dia” e “Extra”, como diagramador e editor de arte. Em 1981, o jornalista voltou a Juiz de Fora para auxiliar na fundação da “Tribuna de Minas”, colaborando com a renovação do cenário comunicacional da cidade.

O juiz-forano também atuava como crítico de cinema e roteirista, sendo que, por dois anos, ele se afastou das redações para dedicar-se a escrever roteiros de teledramaturgia. Na década de 1980, tornou-se autor de seis mininovelas veiculadas pela Rede Globo no programa “Caso Verdade”.

Além das colaborações como jornalista e roteirista, Ivanir lançou diversos livros, sendo três para o público infanto-juvenil: “O enigma do pássaro de pedra” (1992), “Em algum lugar no céu” (1994) e “A incrível aventura de Juba e Daniel” (1996), pela Scipione. Outras produções tiveram Juiz de Fora como cenário, como: “A noite em que Jane Russell morreu” (1991/Record), “O espírito do [Largo do] São Roque” (1996/Templo), “Uma noite no Raffa’s” (2003/Templo), “Eu me lembro” (2006/Templo) e “O colunista” (2009/Alva).

O post Morre o jornalista e escritor Ivanir Yazbeck, aos 79 anos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar