Moradores improvisam parque infantil no bairro Jardim Anatê

Na rapidez em que diversos bairros nascem, muitos são habitados sem espaços destinados para diversão e lazer. Para piorar, muitas vezes a implantação de praças e parques destinados a essa finalidade demora. Nesse espaço de tempo surgem boas ideias e iniciativas que merecem reconhecimento. É o caso de uma área do bairro Jardim Anatê que recebeu brinquedos improvisados e está fazendo sucesso nas redes sociais. Os responsáveis pela repaginação do local são Anderson Carrilho de Castro, jardineiro, e Diego Chicrala, autônomo. 

Gleide de Souza Santos, assistente comercial, esposa de Anderson, revela que tudo começou com a limpeza do canteiro central da avenida Aurora Fuzzo Fuzaro. “A grama do canteiro central ficava alta e, como o pessoal demora a vir cortar, ele começou cuidando do canteiro”, lembra. Na sequência, Wanderson realizou limpeza da área que atualmente é o parque. “Ele tirou os entulhos que havia no lugar, cortou o mato e começou a plantar a grama”, aponta. Nesse período, Diego viu as ações de Anderson e falou que possuía um escorregador em sua casa e o ofereceu para instalar no local. Ali nascia a diversão da garotada.

Após a instalação do escorregador, o pequeno parque começou a ser mais visitado e os organizadores tomaram gosto de transformar, ainda mais, o local. Plantaram mudas de árvores, compraram areia e, pouco a pouco, foram deixando a área mais agradável para as crianças. Com o sucesso da área, vídeos começaram a ser compartilhados em aplicativos de mensagens e ganharam notoriedade.

De acordo com Gleide, a bondade e criatividade do marido impressionam. “Ele é uma pessoa bondosa e, quando vê algo, imagina como reaproveitar, e foi assim que, com os pneus, ele fez os bancos, a mesa e depois o pula-pula”, orgulha-se, afirmando que o marido a forçou a fazer os testes nos brinquedos antes de instalá-los no parque. “Ele fez eu pular no pula-pula para ver se estava seguro, e o brinquedo aguentou. Depois ele foi e o instalou no local”, revela. 

Sucesso da iniciativa faz autores projetarem ampliação do espaço. O sucesso da “praça” já faz a dupla Anderson e Diego pensar em expansão. Diego falou à reportagem do Jornal da Manhã que eles pensam em limpar mais um pedaço e fazer uma pequena quadra para a prática de peteca. “A gente vai limpar mais um pedaço e a ideia é fazer uma quadra de peteca para a comunidade”, expõe.

Ontem, Anderson estava participando de palestras motivacionais em Uberlândia e falou brevemente com a reportagem do Jornal da Manhã. “Vamos instalar outros três brinquedos no local em breve e as crianças vão gostar mais ainda”, afirma. Ele revela que um dos brinquedos é uma espécie de triciclo, também feito de pneu. “Eu tive a ideia do triciclo, comecei a fazer e ficou bom”, orgulha-se.

A oficina de criação dos brinquedos é a garagem da casa de Anderson, que ocupa espaço considerável, mas isto não é problema, pois a recompensa ele recebe no sorriso das crianças. Ao final da entrevista, Anderson agradeceu a atenção da reportagem, mas exemplos de cidadania como este merecem toda a divulgação para que possam ser seguidos.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar