Moradores da rua Orinoco repetem a tradição à véspera da Copa

Wôlmer Ezequiel

Moradores iniciaram a pintura da rua por meio de mutirão que deve dar ainda mais cor para a via pública

Quem passa pela rua Orinocos, no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga, já começa a sentir o clima da Copa do Mundo 2018 com as pinturas no asfalto, meio-fio e postes. O torneio começa só no dia 14 de junho, mas os moradores já estão envolvidos na decoração.

O que começou como uma brincadeira para as crianças, hoje mobiliza toda a vizinhança e se tornou uma tradição. A primeira vez que os vizinhos decidiram ornamentar a rua com motivos do evento futebolístico foi em 1990, para a Copa do Mundo realizada na Itália. Desde então, a cada quatro anos, os moradores renovam os desenhos seguindo cada campeonato. Além da bandeira do Brasil e as cores verde e amarelo, não podem faltar o logotipo oficial da competição, símbolo da Fifa e as famosas mascotes.

Segundo a moradora Igina Vieira de Oliveira a pintura da rua com os vizinhos passa de geração em geração e se torna uma terapia. “Muitas pessoas que hoje são pais eram crianças quando iniciamos esta brincadeira. Eles continuam a pintar e trazem seus filhos também. Para gente, é um m

omento de integração da vizinhança e relaxamento”, pontua Igina.
A moradora Lucimar Aparecida Souza Reis explica que cada vizinho auxilia como pode, mas todos participam do processo. “Tem os vizinhos que desenham, muitos ajudam a pintar, outros doam a tinta conforme vai precisando. Tem morador que serve até lanche quando o pessoal chega na porta dele. Nos fins de semana a gente fica até tarde na rua”, conta Lucimar.

Para Igina, o resultado do jogo entre Brasil e Alemanha na última Copa já está superado. “Nós somos o país do futebol. Temos que deixar o 7×1 de lado, já passou. Estou confiante para este ano, no passado enfrentamos grandes seleções e saímos vitoriosos, creio ser possível o hexa”, aposta Igina.

Para a Copa, além da ornamentação, o pessoal da rua Orinocos se prepara para os dias dos jogos. A intenção é reunir a vizinhança em um bar da rua, armar o telão, torcer para a seleção brasileira e celebrar a união dos moradores.

Fernando Lopes


Moradores da rua Orinoco repetem a tradição à véspera da Copa


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar