Um homem que estava usando uma braçadeira com um símbolo nazista em um bar, em Unaí, no Noroeste de Minas, causou indignação de quem passou pelo local. O registro foi feito por clientes do estabelecimento, que postaram fotos e vídeos nas redes sociais. O fato foi registrado no último sábado (14).
De acordo com a Lei de Crimes Raciais (7.716/1989), quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, pode pegar de dois a cinco anos de reclusão.
A suástica é um símbolo em forma de cruz com as hastes curvadas, que se tornou símbolo do nazismo. O homem usava o símbolo no braço esquerdo.
Nas redes sociais, o deputado federal David Miranda (Psol-RJ) se mostrou indignado com a polícia. “PM de Minas quando indagada sobre quais providências havia tomado a respeito, declarou que não havia ocorrência desse tipo”, comentou depois de postar um vídeo nas redes sociais que mostra uma viatura da polícia, que não tomou nenhuma atitude, no local do ocorrido.
O homem ainda não foi identificado.