Nessa quarta-feira (13), a Nunciatura Apostólica no Brasil divulgou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, dom Ricardo Guerrino Brusati, e nomeou como novo bispo da cidade, o monsenhor Roberto José da Silva, de 54 anos, que atua como reitor do Seminário Maior de Juiz de Fora, localizado na região da Zona da Mata.
Dom Ricardo pediu renúncia após completar 74 anos e se tornar bispo emérito, quando se ganha uma espécie de aposentadoria episcopal. Porém, o bispo não tem mais obrigação de suas funções clericais, mas permanece no exercício de seu ministério.
O novo bispo de Janaúba estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora. Além de ter formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e possuir mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.
O bispo Roberto José também já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005, foi chanceler da arquidiocese de Juiz de Fora, entre 2009 a 2011, administrou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ibitipoca em 2015 e 2016. Além de ser reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, o bispo está respondendo pela administração paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, localizada também em Juiz de Fora.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, expressou todo apoio ao novo bispo de Janaúba.
(com supervisão de Patrícia Marques)