Modal ferroviário demanda recursos de mais de meio trilhão

Dado, que integra Plano CNT de Transporte e Logística, foi apresentado em audiência da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras.

Cerca de R$ 530 bilhões de investimentos para o desenvolvimento de 440 projetos, entre eles a construção de trem de alta velocidade (TAV) e de ferrovias, a eliminação de gargalos, a duplicação e a recuperação de ferrovias. Essas são as necessidades levantadas pelo Plano CNT de Transporte e Logística, publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2018, para que o modal ferroviário seja alavancado no Brasil.

O cenário foi apresentado, nesta quinta-feira (25/4/19), pela coordenadora de economia da CNT, Priscila Braga Santiago, em audiência pública da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelos deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão, e Coronel Henrique (PSL) e pela deputada Marília Campos (PT) teve a finalidade de expor o Plano CNT.

De acordo com o documento, do volume de investimentos citado, aproximadamente R$ 79 bilhões correspondem a iniciativas relevantes para o modal em Minas Gerais. Entre elas, para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a construção da Linha 3 do metrô em Belo Horizonte, da Linha 2 do metrô da Capital a Ibirité e de linhas entre Belo Horizonte a Ribeirão das Neves e a Santa Luzia.

Outros projetos são a construção de ferrovia na Serra do Tigre, de Ibiá (Alto Paranaíba) a Sete Lagoas (Região Central), do contorno ferroviário de Divinópolis (Centro-Oeste) e de Montes Claros (Norte de Minas) e a recuperação de ferrovia para operação de trem de passageiros da Capital mineira a Conselheiro Lafaiete (Região Central).

Com ALMG

 

Postado originalmente por: Portal Sete

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