Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

A medida é válida para crianças entre 1 e 5 anos de idade. Mesmo quem já tenha se vacinado anteriormente terá direito ao imunizante 

campanha-de-vacinacao-itabira-devera-imunizar-5-764-criancas-contra-a-polio-e-o-sarampo.jpg
(Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A ação vai ter início na próxima segunda-feira (06) e vai até dia 31 de agosto. A medida vai permitir que crianças entre 1 e 5 anos vão até o posto de saúde para receber a dose gratuitamente, mesmo que o imunizante já tenha sido tomado anteriormente – exceto nos casos em que a aplicação tenha ocorrido nos últimos 30 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha tem três pontos fundamentais que são: vacinar quem nunca tomou o imunizante, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente. Ainda segundo a pasta, esse tipo de medida acontece a cada quatro anos e já estava previsto no orçamento da união. Entretanto, desta vez, a campanha tem atenção voltada à circulação do sarampo no território brasileiro. Apenas neste ano, o Brasil registrou mais de 800 casos casos da doença.

Com relação ao sarampo, todas as crianças vão receber uma dose da vacina Tríplice Viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida vão receber a Vacina Inativada Poliomielite e quem já tiver tomado uma ou mais doses do imunizante vai receber a Vacina Oral Poliomielite, chamada de “gotinha”.

Segundo o Ministério, por ano, são distribuídos em todo o país cerca de 300 milhões de doses de vacinas. Para a campanha de 2018 foram adquiridas 28,3 milhões doses, um total de R$ 160,7 milhões.

Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, ressaltou que “a melhor forma de proteção é a vacina. É importante vacinar. Saúde é uma responsabilidade de todos nós. A consciência da nossa população é que vai determinar o sucesso desta campanha”.

G.R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar