Ministério da Saúde autoriza abertura de mais 230 leitos de UTI Covid-19 em MG

O Ministério da Saúde informou que irá disponibilizar recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da Covid-19

Na noite dessa segunda-feira (29), o Ministério da Saúde autorizou a abertura de mais 230 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a pacientes com Covid-19, em Minas Gerais. A medida irá beneficiar 19 municípios.

De acordo com as informações da pasta, o Estado receberá um repasse de mais de R$ 11 milhões mensalmente, com valor retroativo à competência de março. A Portaria já foi publicada no Diário Oficial da União.

“A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”, informou o Ministério da Saúde.

Por meio de suas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o número de casos com Covid-19 “cresce mais do que a capacidade de abertura de leitos.” 

Segundo o painel de controle da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Estado dispõe de 2.806 leitos de UTI SUS, sendo que 2.637 estão ocupados, ou seja, 93,98% das vagas não estão mais disponíveis.

Desta forma, Araxá, Coronel Fabriciano, Guanhães, Ipatinga, Juiz de Fora, Patrocínio, Ponte Nova, Uberlândia, Alfenas, Almenara, Araguari, Santa Luzia, Contagem, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Oliveira, São João del Rei e São Sebastião do Paraíso são os municípios que serão beneficiados com a autorização.

 

Anexos para downloads: