Mineiro Afrânio Vilela é empossado como novo ministro do STJ  

Com a união da Magistratura e de todo o Judiciário mineiro, e apoio da classe política do Estado, Minas Gerais voltou a ter presença no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a posse do ministro Afrânio Vilela. Natural de Ibiá, ele compunha os quadros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no cargo de desembargador.  

A solenidade de posse aconteceu nesta quarta-feira, 22/11, e contou com a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sendo conduzida pela presidente da Corte, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura.  

Presente na cerimônia de posse, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, destacou que a posse do ministro Afrânio Vilela representa uma enorme conquista para a Magistratura mineira, por se tratar de um magistrado ético, comprometido e dedicado. “Posso afirmar, em nome de toda a Magistratura mineira, que essa posse reconhece a sua valorosa trajetória marcada pelos relevantes serviços ao Judiciário desde 1989. Conhecendo o Afrânio desde o tempo em que eu era escrevente judicial, e ele era juiz na Comarca de Contagem, tenho certeza que o STJ passa a contar em seus quadros com um magistrado que possui competência incontestável e que abrilhantará ainda mais o Tribunal da Cidadania”, disse. 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia elogiou a escolha para o STJ de seu conterrâneo Afrânio Vilela. Ao falar sobre o novo ministro, o governador Romeu Zema avaliou que é motivo de orgulho ter mais um mineiro no STJ. Ele definiu o novo ministro como “um profundo conhecedor da legislação nacional”.  

Indicação  
O desembargador José Afrânio Vilela foi escolhido em uma lista de quatro nomes formada pelo Pleno do STJ, em 23 de agosto, para vaga aberta pela aposentadoria do ministro Jorge Mussi. A indicação de Afrânio Vilela foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por unanimidade, posteriormente, pelo Plenário do Senado Federal. Em seguida, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 10 de novembro. 

José Afrânio Vilela nasceu em Ibiá, Minas Gerais. Ingressou na Magistratura mineira em 1989. Foi juiz em Resende Costa, Bom Sucesso e em Contagem além de cooperador nas comarcas de São João Del Rei, Conselheiro Lafayette e Entre Rios de Minas.  

Foi Juiz Corregedor do Estado de Minas Gerais a partir de 1996, e Diretor do Foro de Belo Horizonte, por delegação especial do Corregedor-Geral de Justiça (1997/1999). Promovido a desembargador em 2005. Foi 1º vice-presidente do TJMG no biênio 2018/2020. 

Pesquisar