É na zona rural de Salinas, na região Norte de Minas Gerais, que mora a mulher mais velha do mundo. Dona Maria Pereira dos Santos nasceu no dia 20 de dezembro de 1900, tem 119 anos e desde pequena vive e trabalha no campo com a sua família.
Casou-se em 1929, tem 7 filhos, 7 netos, 5 bisnetos e 2 tataranetos. Depois de 29 anos de casada, separou do marido e vive com 5 dos filhos, um faleceu ainda criança e o outro se mudou para São Paulo e não entra em contato há anos, e o restante da família.
O caso curioso é que, para o mundo e o livro dos recordes, Dona Maria não foi considerada mais velha que a japonesa Kane Tanaka, que tem 117 anos, dois a menos que a mineira. Mas a certidão validada no cartório prova o contrário. Apesar disso, a família não exigiu o posto.
Desde mais jovem, dona Maria sempre precisou e gostou de exercer suas tarefas em casa e no campo, com suas plantações e cuidados domésticos. Viveu assim até os 116 anos. Em 2016, ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mudando a rotina, tendo que deixar de desempenhar o que gostava, como descascar milho e fazer sabão.
Hoje, ela fica praticamente na cadeira de rodas e na cama sob os cuidados dos filhos e dos netos.