Mineira irá comandar Organização Internacional do Café

A mineira Vanusia Nogueira é a nova diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC). A decisão foi tomada pelos países-membros, em votação realizada hoje na 131ª Sessão do Conselho Internacional do Café.

O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Antônio de Salvo, parabenizou a nova Executiva da Organização: “Muito nos honra nova liderança brasileira – e mineira – à frente da entidade, confirmando o entendimento dos países membros do protagonismo da nossa cafeicultura em escala global e, portanto, nossa representatividade na esfera de proposições e condução de políticas para o setor”, destacou.

O Brasil é líder mundial na produção de café. Das lavouras brasileiras, saem mais de 30% de todo o café consumido no mundo.

E Minas Gerais é o maior estado produtor de café. Se o estado fosse um país, ainda assim seria líder mundial. A produção mineira de café arábica em 2022 está estimada em 26,7 milhões de sacas, o que corresponde a quase 1/3 de todo o arábica produzido no mundo nesta mesma safra (87,7 milhões de sacas).

Há 25 anos como diretora da BSCA, Vanusia promoveu os cafés do Brasil no país e no exterior, destacando a qualidade e a sustentabilidade da produção, contribuindo para a consolidação do produto nacional em parceiros tradicionais e para a abertura de novos mercados aos grãos brasileiros, que encantam novos compradores com diversidade e excelência.

Segundo Vanusia, a condução do principal organismo mundial do café também envolverá a apresentação de um novo direcionamento para toda a cafeicultura global e ela acredita que a expertise absorvida em sua vida pessoal e profissional com café, principalmente nas mais de duas décadas de lida com cafés especiais, será fundamental.

“Buscaremos coordenação setorial para trabalhar questões prioritárias, como renda próspera e de bem-estar para cobrir custos e possibilitar uma vida decente aos produtores; ampliar a transparência de mercado; propor e implantar políticas e mecanismos de financiamento globais; e gerar foco em produção e abastecimento sustentáveis, bem como no consumo responsável”, revela.

MINICURRÍCULO

Filha e neta de produtores e comercializadores de café, Vanusia Nogueira é Doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

SOBRE A OIC

A Organização Internacional do Café foi estabelecida, em Londres, em 1963, sob recomendação das Nações Unidas, devido à grande importância econômica da commodity. A entidade administra o Acordo Internacional do Café, cuja última atualização está em vigor desde 2 de fevereiro de 2011. É o principal organismo intergovernamental para o setor e reúne governos de nações exportadoras e importadoras para enfrentar os desafios da cafeicultura global, por meio de cooperação internacional. Seus países-membros representam 98% da produção e 67% do consumo mundial do produto.

As informações são do portal da FAEMG.

Pesquisar