Mineira diagnosticada com coronavírus está estável. Filhos terão aulas on-line

O estado de saúde da mulher diagnosticada com coronavírus, em Divinópolis, é estável segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 09, foi realizada para falar sobre o caso. Ela, o marido e os dois filhos estão em isolamento domiciliar e a escola dos adolescentes disponibilizou aulas on-line.

A confirmação do primeiro caso da doença em Minas Gerais foi feita pelo Ministério da Saúde neste domingo (8), em Brasília. Com a atualização, passa para 25 o número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil.

A paciente é uma mulher, de 47 anos, que chegou a Belo Horizonte no dia 2 de março, após uma passagem pela Itália. Ainda de acordo com a secretaria, ela apresenta sintomas leves como coriza, dor e sensação de mal-estar.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informava que Divinópolis tinha três casos suspeitos de coronavírus em investigação.

Estado de saúde e prevenção

A diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares, afirmou que conversou com a mulher no domingo e que o estado de saúde dela é considerado estável.

“Ela está bem. Os familiares estão seguindo os protocolos passados a eles, em relação ao isolamento domiciliar. Os filhos dela também estão em casa, vão passar pelo período de quarentena de 14 dias. A paciente está apresentando sinais leves e, caso haja complicação, deve procure atendimento”, afirmou.

A diretora da Escola Roberto Carneiro onde estudam os dois filhos da mulher, Iza Menezes Ferreira, afirmou que os dois alunos não frequentam a escola desde que voltaram de viagem na segunda-feira (2) para evitar o risco de transmissão.

Por causa disso, a unidade adotou medidas juntamente com a família. Os adolescente, que não tiveram a idade divulgada, estão recebendo aulas e provas por e-mail, e estão assistindo as aulas por meio de videoconferência.

“Eles estão recebendo tudo por e-mail e aulas por Skype. As provas são scaneadas por eles que mandam para a gente. Pelo colégio, não há perigo. Colocamos um cartaz desde a semana passada, conversamos em todas as salas, com professores, mesmo antes de ter o caso”, disse a diretora.

“Os pais estavam viajando e, antes de chegar a Divinópolis, foram monitorados e não tiveram contato com o colégio. Fizemos o contato via telefone, web, e-mail, e são uma família consciente. Estão dando para nós uma lição de humanidade, senso de coletividade, para pensar no outros e não só neles”, completou a diretora.

Investigação

A diretora da Vigilância em Saúde de Divinópolis informou ainda que aguarda o resultado de outros casos. Um deles é de uma idosa, de 68 anos, que estava no mesmo voo da mulher com coronavírus que teve o caso confirmado e apresentou os sintomas.

“Estamos procedendo as coletas. Temos o caso confirmado e outro que vamos fazer a coleta nesta segunda-feira. É uma paciente que foi orientada para ficar em domicílio e estava no mesmo voo desta outra pessoa que deu positivo”, disse.

Janice informou ainda que, no sábado, foi feita a coleta de material para exame de uma terceira pessoa, que não teve gênero e idade divulgados.

“Fizemos a coleta de uma pessoa que estava em outro voo e está apresentando sintomas. Temos outros três casos de síndrome gripal, de pessoas que também vieram da Itália, tiveram sintomas, mas já saíram do isolamento domiciliar. Estamos aguardo os resultados para finalizar os casos”, explicou.

O secretário de Saúde, Amarildo Sousa, afirmou que o município recebeu a notícia com tranquilidade devido ao plano de contingência feito desde janeiro juntamente com a Secretaria Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis. Ele informou que, mesmo a paciente tendo feito os exames pela rede privada em Belo Horizonte, o município está acompanhando o caso desde que teve a confirmação do Estado.

“A rede básica está treinada para a identificação destes casos e temos no laboratório os kits para identificação do vírus fornecidos pelo Ministério da Saúde. Em relação à paciente, ela está em isolamento domiciliar. A abordagem está tranquila”, concluiu.

O caso

O exame que detectou a doença foi feito na casa da paciente por um laboratório particular da capital, na quinta-feira (5). Após análise, o resultado foi repassado ao Governo do Estado na sexta-feira (6) e encaminhado para a Fiocruz, que confirmou o diagnóstico neste domingo.

Por meio de nota, a Prefeitura de Divinópolis informou que, durante esse período, tanto ela quanto as pessoas as quais ela teve contato foi assistida por profissionais da Semusa.

A Prefeitura ressaltou que Divinópolis foi um dos primeiros municípios do Estado a estabelecer o protocolo de atendimentos de casos suspeitos, ainda no mês de janeiro. Desde então, todos os casos suspeitos estão recebendo total atenção da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Protocolo

No mês passado, a secretaria de Saúda da cidade usou o procedimento adotado para pessoas com suspeita de coronavírus com uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Ela deu entrada na unidade com enjoo e diarreia. O protocolo foi adotado depois que a paciente disse ter feito um cruzeiro pela América do Sul.

Segundo a assessoria da Prefeitura, ela não teve contato com pessoas de outras regiões onde a presença do coronavírus foi confirmada e que não teve casos registrados entre os passageiros que estavam na viagem.

No Brasil

Na sexta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde notificou 140 casos da doença. Desses, 17 foram descartados e 123 estavam sob investigação. Os dados foram divulgados no último boletim epidemiológico. Um deles foi confirmado nesta tarde.

4 são transmissão local
663 casos ainda são suspeitos
632 foram descartados
21 casos são importados

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 25 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Três novos pacientes foram contabilizados pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas. São Paulo também apresentou mais três casos.

 

 

Fonte: 104 FM

Foto destaque: Secretário de Saúde, Amarildo Souza, por Mariana Gonçalves

 

O post Mineira diagnosticada com coronavírus está estável. Filhos terão aulas on-line apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar