Minas Gerais tem três casos confirmados de sarampo, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (13). O número é três vezes maior do que registrado no último boletim epidemiológico divulgado pela pasta, no último dia 22, e trazia um caso importado da doença.
De acordo com a SES, os exames dos dois novos casos foram inclusivos e, por enquanto, não foi possível confirmar se as vítimas contraíram a doença em Minas ou em outros estados.
Além dos casos que já foram comprovados, outros 13 notificados aguardam resultados clínicos para confirmar ou descartar a doença, que é altamente viral e infecciosa. Até o momento, a enfermidade não provocou nenhuma morte no Estado.
A transmissão do sarampo ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Os sintomas incluem tosse, coriza, rinite aguda, conjuntivite, aversão à luz e manchas.
A SES lembra que o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, manchas avermelhadas, sintomas respiratórios e oculares.
Por Sucesso FM