Minas já soma mais de 190 ocorrências de Influenza A/H3N2

Número de amostras de H3N2 identificadas no Estado sofreram aumento de 32% em cinco dias

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), já foram identificados 195 ocorrências de Influenza A/H3N2 e uma de A/H1N1 em Minas Gerais, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), neste mês de dezembro. O resultado foi obtido com utilização do método RT-PCR. O balanço demonstrou 147 casos no dia 23, o que significa que obtiveram mais 48 casos em apenas cinco dias, sendo um crescimento de 32,6%.

Embora especialistas apontem que o aumento de casos gripais no país seja causado pela cepa de H3N2. A SES-MG afirma apenas que houve uma antecipação da sazonalidade da gripe, não utilizando as palavras surto ou epidemia ainda. O órgão afirmou que Minas apresenta características de transmissão local, sustentada pela influenza e outros vírus respiratórios causadores de Síndrome Gripal.

A SES-MG informou ainda que a testagem para Influenza no SUS prioriza os casos graves e óbitos suspeitos de Síndrome Gripal”. A Prefeitura de BH afirmou que monitora os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos hospitais e UPAs, vistoriando também o vírus predominante. Os dados orientam o atendimento dos pacientes e a elaboração de imunizantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da capital, 34 pessoas com H3N2 precisaram ser internadas e quatro morreram com a doença em 2020 óbitos. Já em 2021, até o último dia 26 de dezembro, 7 cidadãos necessitaram de internação e não houve óbito por H3N2. Além disso, no ano passado foram realizados cerca de 273 mil atendimentos por doenças respiratórias nos centros de saúde e, neste ano, foram cerca de 399 mil (até o dia 26 deste mês).

 

Pesquisar