Minas Gerais se destaca no Mundial de queijos na França

O deputado federal (MG), Zé Silva, está na França participando da 6ª edição do Mundial do Queijo de Tours, onde acontece a Guilde Internationale des Fromagers e Confrérie de Saint-Uguzon, as maiores competições sobre queijos e produtos lácteos da França e planeja trazer qualificação internacional sobre o tema para o Brasil.

Na competição desse ano, as queijeiras brasileiras deram show na França. Os participantes conquistaram 81 medalhas para queijos brasileiros. Sendo: 17 de ouro, 23 de prata e 41 de bronze. Foram analisados 1.640 queijos, sendo 288 queijos brasileiros de Minas Gerais, Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Produtores rurais — 52,2% dos 46 participantes (MG 24 produtores premiados)
Queijos — 53% dos queijos premiados (MG 43 dos 81 queijos premiados)

Medalhas
Ouro — 58,8% medalhas (MG 10 das 17 medalhas de ouro).
Prata — 73,9% medalhas (MG 17 das 23 medalhas de prata)
Bronze — 73,9% medalhas (MG 16 das 23 medalhas de Bronze).

O Mundial do Queijo de Tours é o único concurso francês que aceita queijos de outros países, ao contrário do Salão de Agricultura de Paris, que julga somente queijos franceses e passam pelo evento aproximadamente 50 mil pessoas apreciadoras do universo queijeiro.

E como Deputado Federal, conseguiu i valorizar e libertar os queijos mineiros, com a Lei 13.860/2019, fruto de anos de luta, que possibilita que os produtores de queijo comercializem os seus produtos no Brasil e exterior, com o Selo Queijo Artesanal, obtido com o registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Foto: Emater-MG / Divulgação

Pesquisar