Minas Gerais registra 36 denúncias de violência contra a mulher por dia, afirma Ministério dos Direitos Humanos

Minas Gerais teve pelo menos 36 denúncias de violência contra a mulher por dia no primeiro semestre de 2018, sendo o terceiro estado do país em números de relatos, com 6.499 casos, apenas abaixo de São Paulo e Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas nessa terça-feira (7) pelo Ministério dos Direitos Humanos.

No Brasil já foram quase 73 mil denúncias, com destaque para o aumento de 37,3% em homicídios e 16,9% em relatos de violência sexual. Além disso, neste ano, as denúncias de violência física chegaram a 34 mil registros.

A secretária nacional de Políticas para Mulheres, Andreza Colatto, afirma que logo após realizar a denúncia no Ligue 180 os casos são encaminhados.

A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Mattos, ressalta que a mulher faz a denúncia na delegacia só em casos terminais e que existe a dificuldade de implementação da lei, já que o Judiciário é lento e possui omissão do estado em dar conta de cumprir as medidas protetivas.

Em Minas Gerais, 33 pessoas foram presas por descumprimento de medida protetiva desde abril, quando a lei entrou em vigor, tornando a prática crime com prisão em flagrante.

Vale ressaltar que o Programa de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar procura ampliar a proteção das mulheres fazendo com que todas as semanas as equipes analisem os boletins de ocorrência registrados em Belo Horizonte. Os casos são selecionados devido a maior gravidade ou reincidência e logo em seguida passam a ser acompanhados por meio de visitas as vítimas e também ao agressor.

Os números deste ano em Minas Gerais são assustadores, sendo que somente no primeiro semestre foram contabilizados 187 vítimas de homicídios. Já em Belo Horizonte, foram 21 casos de homicídio, de acordo com a Polícia Civil.

G.J

Anexos para downloads:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: