Nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou em coletiva de imprensa que Minas Gerais irá ampliar o público-alvo da vacinação contra a meningite C a partir do dia 3 de novembro. Desta forma, pessoas de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação técnica e superior e universitários poderão se vacinar contra a doença, que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente.
“Se a gente incluiu a vacinação há 12 anos. Esse grupo é o grupo que não foi vacinado. Vamos aumentar a cobertura vacinal protegendo a população desta bactéria, correndo risco menor de transmissão e mortes”, disse o médico.
O secretário ainda apontou que a cobertura vacinal para a doença está abaixo da meta. Inclusive, o Estado apresenta um aumento de casos da doença. “O ideal é que seja vacinada 95% da população, mas até o momento, a meta está em 76%. Devemos bater 80%. É uma doença prevenível, mas desde 2017 não estamos batendo a meta no estado”, destacou Baccheretti.
Por fim, o médico enfatizou que as notícias falsas sobre a vacinação atrapalham a cobertura e, por isso, reafirmou que “a vacinação é a melhor forma de prevenir doenças infecciosas”.
“Temos um grupo específico que ainda nega essa vacina, mas a gente percebe quando olhamos para a meningite, nós ainda conseguimos convencer a maioria que a vacinação é o caminho. Ainda temos que bater as metas de 95%. A boa informação é que nos ajuda. As fake news nos atrapalham, mas acho que ainda vamos virar esse jogo”, pontuou.
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF