Minas Gerais é o segundo estado que menos testou a população para Covid-19, revela IBGE

Minas Gerais é o segundo estado do país que menos aplicou testes na população para diagnosticar o novo coronavírus. O estado ficou atrás do Pernambuco, que assumiu a primeira colocação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o estudo, a estimativa é que no mês passado, 961 mil pessoas foram testadas no estado, ou seja, 4,5% da população. Referente ao país, 6,3% fizeram o exame. Já Pernambuco testou apenas 4,1% da população.

A pesquisa mostra que na região Sudeste, Minas assume a liderança, sendo o que menos aplicou testes. O Espírito Santo foi o que mais realizou exames, com 7%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,8%, e São Paulo, com 6,7%

Da população mineira que fez o teste, 94 mil recebeu resultado positivo, o que representa 0,4% dos moradores do estado.

Em oito de julho deste ano, o ex-secretário-geral do Governo de Minas, Mateus Simões, disse em entrevista ao Amirt Live, da Associação Mineira de Rádio e Televisão, que a distribuição dos testes foi feita pela União, que priorizou os locais onde estavam morrendo mais pessoas. Desta forma, o volume e a velocidade do recebimento dos testes foram menores que em outras regiões. Ele também disse que se Minas for testar toda a população o gasto vai ser R$ 2,3 bilhões, já que cada teste custa R$ 100 para o Estado.

Simões disse à época que Minas já aplicou pelo menos 1 milhão de testes, mas que a prioridade é garantir respiradores, médicos e hospitais, para que não falte atendimento. O ex-secretário ainda esclareceu que todas as mortes suspeitas da doença no Estado são testadas.

Pesquisar