Nas duas últimas edições, o estado da Bahia era o que liderava o ranking de desmatamento da vegetação
Minas Gerais lidera o ranking de estados que mais desmataram a Mata Atlântica. Entre os anos de 2017 e 2018, foram destruídos 3.379 hectares da vegetação. O Atlas da Mata Atlântica foi divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica.
Durante 5 anos, Minas Gerais ficou na liderança do estudo, porém nas duas últimas edições o estado da Bahia assumiu a primeira colocação, sendo o que mais desmatou a Mata Atlântica no Brasil. Agora a mais recente pesquisa mostra que a Bahia aparece na quarta colocação, diferente de Minas Gerais que voltou a ser o primeiro.
No período que o estudo foi realizado, o governador do estado era Fernando Pimentel (PT). Por este motivo, a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA) cobrou respostas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) sobre a situação.
Em nota, a Semad esclareceu que Minas é o estado com a maior área de mata atlântica do país e que a taxa de desmatamento ficou praticamente a mesma, passando de 3,1 mil hectares para 3,3 mil. O número foi confirmado pela Fundação SOS Mata Atlântica.
Aparecem nas cinco primeiras colocações do ranking de estados que mais desmataram a Mata Atlântica depois de Minas Gerais, Piauí (2.100 hectares), Paraná (2.049 hectares), Bahia (1.985 hectares) e Santa Catarina (905 hectares).