Dos meses de janeiro a novembro, ao percorrer do ano, as exportações de carne bovina bateu um recorde histórico na balança comercial mineira. Ao todo foram injetados, segundo a receita, o valor de US$ 728 milhões. Este valor está relacionado aos mais de 164 mil toneladas embarcadas, conforme os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e analisados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
No entanto, o principal motivo da alta vem das importações realizadas pelo mercado chinês. O aumento das aquisições simboliza mais de 60%, 64,7% para ser mais exato, em relação ao mesmo período de tempo avaliado no ano passado. O preço do produto também estabelece essa relação de alta na importação do mercado, sendo que através de um reajuste significativo, cresceu 33% na mesma base da comparação.
Além disso, com o aumento da demanda, o valor do varejo também foi reajustado, aquecendo outros setores como a avicultura (aves) e a suinocultura (porcos). Com preços mais atrativos e impulsionados pelo fim de ano, esses mercados tendem a ocupar mais espaço na mesa do consumidor mineiro. Em dados, a realidade especificamente para o mercado de suinocultura, o rebanho de suínos da China cresceu no mercado pela primeira vez no ano, neste mês de novembro, onde este tipo obteve alta de 2%.
Em todo o país, o consumo per capta de carne de frango saltou de 38,5 kg por ano em 2008, para 42,1 kg por ano, de acordo com dados divulgados em 2017. No caso da carne de porco, ao analisar o mesmo período a alta chega a 11% sendo 1% a mais que a comparação em uma década com o frango.
O post Minas Gerais bate recorde em exportação de carne e ano tem alta no consumo do alimento apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro