Minas aguarda parecer da Anvisa para vacinar crianças de 5 a 11 anos

A expectativa é de que as crianças tomem a primeira dose em janeiro e 21 dias depois a segunda será aplicada

Durante transmissão ao vivo, que ocorreu nesta segunda-feira (13), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Secretário de Saúde Flávio Bacchereti informou sobre o panorama da Covid-19 em Minas Ge rais. Ele relatou que a Delta permanece como a cepa  que mais circula no estado, já a Ômicron possui 4 casos confirmados que são investigados. Além deles, quatro pessoas estão isoladas com o novo vírus e esperam confirmar se é a variante. No Brasil,12 casos da cepa foram confirmados.

Em relação à vacinação, o secretário informou que uma remessa da Janssen deve chegar até o fim desta terça-feira (14). Os imunizantes devem ser aplicados em 70% das pessoas que tomaram essa primeira dose da vacina. O restante deve ser recebido ainda neste mês. A distribuição da vacina ao estado tem início amanhã.

Além disso, Bacchereti também revelou que amanhã terá início uma campanha com o objetivo de incentivar todos a se vacinar com a dose de reforço. A expectativa é dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos, aguardando somente o aval da Anvisa que deve ser liberado no próximo sábado (18). Se permitido, as crianças devem tomar a primeira dose em janeiro e 21 dias depois a segunda será aplicada, para que no carnaval estejam à espera apenas do reforço. Vale destacar que o tempo de espera para a terceira dose pode ser diminuído de 5 para 4 meses.

Ainda segundo o secretário, Minas está na onda verde e portanto o carnaval pode acontecer em festas particulares. Porém, é preciso que os municípios fiscalizem e que as festas sigam os protocolos sanitários. Ele afirmou também que a pandemia está controlada e com níveis de transmissão baixa no estado.

Confira o pronunciamento do Secretário de Saúde, Flávio Bacchereti, na íntegra: 

 

 

Foto: SES-MG / Divulgação.

Pesquisar