Microempreendedores utilizam estratégias para aumentar vendas no Natal

A microempreendedora individual, Edilaine de Menezes, começou a vender biscoitos caseiros para pagar a faculdade de terapia ocupacional. Agora, os biscoitos ganham uma nova cara, com a chegada das festividades de fim de ano e tem ajudado a Edilaine a manter as despesas de casa.

“Sempre tem aquela clientela. É uma pessoa vai para um casamento, compra, e aí a gente vai se organizando”.

As estratégias de marketing são muitas para quem quer aproveitar a chegada do Natal e aumentar as vendas, como explica a analista do Sebrae do Ceará, Alice Mesquita.

“Quem já tem a loja, tem que pensar primeiro na questão da ambientação, para poder receber bem o seu cliente. Mas se você está no ambiente digital, você também tem que pensar nisso: que tipo de ambientação eu vou colocar no meu espaço digital para que as pessoas percebam que a gente está em um novo momento? E uma outra coisa que é importante para esse dono de empresa, para esse empreendedor, é o acolhimento do cliente nesse momento”.

Este é o primeiro Natal da jornalista Lanara Pinheiro como microempreendedora. Em fevereiro deste ano, ela começou a fabricar e vender doces para auxiliar as despesas de casa e ganhar um dinheirinho extra.

“Eu consigo me manter, consigo ajudar em casa, ajudar a minha mãe, consigo ajudar meu irmão nas contas, somente com venda dos meus doces”.

Lanara tem pouco tempo como microempreendedora e sabe como ter um diferencial é importante – tanto que aposta em embalagens personalizadas.

“A embalagem é a alma do negócio. O cliente, ele primeiro come com os olhos, ele vê o produto, ele quer comprar aquele produto, ele acha bonito”.

Para quem quer empreender, é bom seguir alguns passos para ter sucesso, como conhecer bem o seu público e saber o que quer vender. As dicas são da analista do Sebrae, Alice Mesquita.

“A primeira coisa é identificação do público-alvo. (Depois), quais são as capacidades que eu já tenho e ou que eu preciso adquirir para poder pesquisar sobre aquilo. E é importantíssimo saber qual é o valor que eu preciso investir”.

As dicas estão aí. Pense direitinho. Quem sabe a hora chegou?

As informações são da Radioagência Nacional.

Foto ilustrativa: Pixabay

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